A leitura por vezes é deixada de lado pela juventude. Sabendo disso, é importante achar alternativas para a melhor aplicação desse método de ensino, estudando práticas já realizadas e estimulando novas soluções para esse problema.
Entrevistamos estudantes e professores dos Anos Finais de Língua Portuguesa e Literatura do Colégio Farroupilha;
Reunimos esses resultados
e os analisamos;
Além disso, utilizamos livros,
internet e artigos para pesquisa
e aprofundamento no assunto
“letramento literário”.
O QUE CONCLUÍMOS?
Foi constatado que as atividades que mais atraem a atenção dos estudantes são as mais inovadoras, como a releitura coletiva, os debates em sala de aula e os exercícios de escritura e reescritura. Afinal, é nítido que os estudantes preferem os meios que os possibilitam interpretar as obras e não apenas decodificá-las.
Autoras: Isabela Blotta de Bellis, Maria Clara Tigre Machado, Marina Ligocki Graziottin e Rachel Grahl Baptista.
Orientadora: Lizbeth Karoline Mallet Völker.